Oficinas

Aucune description de photo disponible.

 

PROJETO CONTANTES

OFICINA DE CRIAÇÃO LITERÁRIA - CONTOS

MINISTRANTE: Prof. Dr. Douglas Ceccagno

Contantes é um projeto financiado pelo Fundo Municipal de Cultura de Bento Gonçalves - Edital 2018. A Oficina de Criação Literária, constante do projeto, foi criada na intenção de preencher uma lacuna observada na cidade de Bento Gonçalves: a formação de escritores. Assim, Contantes busca qualificar a produção literária do município e proporcionar a publicação de novos autores.

A proposta é reunir pessoas que praticam a escrita literária no município de Bento Gonçalves, com trabalhos publicados ou não, no intuito de aperfeiçoar o desenvolvimento de percepções e habilidades úteis à criação literária. 
A Oficina será gratuita, ministrada de forma presencial, com foco no gênero narrativo e na produção de contos. Terá carga horária total de 40 horas, divididas em 20 encontros semanais, de março a agosto de 2019, no turno da noite, na Livraria Dom Quixote (R. Treze de Maio, 581 - sala 103 - Centro - Bento Gonçalves - RS). Ao fim dos encontros, será publicada uma antologia dos melhores contos produzidos na oficina, com capa do ilustrador Humberto Nunes, especialmente desenhada para o Projeto.

Para participar, os candidatos devem ter, no mínimo, quinze anos de idade, residir em Bento Gonçalves há, pelo menos, um ano, e ter horários disponíveis para os encontros e para a realização de leituras e exercícios semanais.

As inscrições serão feitas no período de 06/02/2019 a 28/02/2019, unicamente por meio eletrônico. Não serão aceitas inscrições presenciais.

Para inscrever-se, o candidato deverá preencher a ficha de inscrição (link ao final deste documento), com seus dados pessoais e um breve currículo (máximo: 700 caracteres, com espaços) e anexar a um arquivo (espaço na Ficha de inscrição), formato pdf , contendo uma narrativa ficcional de até três páginas (folha A4, fonte Arial tamanho 12, espaço entre linhas 1,5), apenas com o pseudônimo, sem nenhuma outra informação que identifique o autor . A inscrição é individual e, no ato da inscrição, o candidato afirma que a narrativa é inédita e de sua inteira autoria. O não atendimento a esse critério poderá acarretar o desligamento do candidato da oficina, em qualquer tempo. Por inédita, entende-se a narrativa não publicada inteira ou parcialmente em qualquer mídia impressa ou eletrônica. Não será lida ou avaliada mais de uma narrativa do mesmo autor.

A seleção dos participantes se dará pela análise do potencial evidenciado pelas narrativas, a serem avaliadas por uma comissão formada pelos integrantes da equipe principal do projeto Contantes, incluindo o professor ministrante da oficina, com base nos seguintes critérios:
tratamento criativo do tema;
adequação da linguagem à narrativa.

Serão selecionados, no mínimo, dez, e, no máximo, quinze candidatos para compor a Oficina de Criação Literária do Projeto Contantes. O resultado será divulgado no endereço eletrônico https://www.facebook.com/projeto.contantes/, no dia 8 de março de 2019. Poderão ser indicados suplentes, que ficarão em lista de espera. Uma das vagas, como contrapartida ao edital e prevista no projeto aprovado, será de indicação da Secretaria Municipal de Cultura.

Os candidatos aprovados serão avisados por e-mail, contendo a data e o horário de início dos encontros, e deverão responder a mensagem comprometendo-se a participar da Oficina em até dois dias úteis a contar da publicação da lista.

Casos omissos e informações adicionais serão resolvidos pelos integrantes da equipe principal do Projeto Contantes através do e-mail projetocontantes@gmail.com.

Link para inscrição:

https://goo.gl/forms/F9Rh5zBRGuN2rfeF2