Livros

ÓPERA SUBTERRÂNEA

Um labirinto em um lugar desconhecido; um poço escondendo uma cidade subterrânea; um bairro onde qualquer pessoa pode ser um assassino; o nascimento violento de um poema; os pensamentos de um prisioneiro amordaçado; uma deformação inusitada no rosto; a espera por um criminoso; os jogos de infância como chave da sobrevivência; o dia em que um esquecimento transformou o destino.

Ópera subterrânea é uma coleção de treze histórias curtas com personagens quase sempre anônimas, precisando agir diante de situações absurdas, onde a realidade é apenas a porta para o fantástico e o imaginário. Nessa leitura, assumimos nós mesmos o destino dessas personagens, cuja salvação depende de atos além da sua capacidade. É um livro, mas também é um jogo, cujas regras se modificam a cada conto. É preciso ler com os pés firmes no chão, e torcer para o chão não se mover.

(Projeto financiado pelo Fundo Municipal de Cultura de Bento Gonçalves)

Para comprar ou saber mais informações, clique aqui

 

RÁBULA

Este é o livro de um libertário e de um egoísta, e sua voz é uma voz amarga. 

Douglas Ceccagno traz à literatura uma personagem comum em nossos dias: o intelectual intolerante, cuja erudição e luta por liberdade contrastam com a negação do lugar do outro, revoltando-se quando a liberdade alheia ameaça seus privilégios de classe ou suas concepções estéticas absolutas. É alguém que ama a humanidade da festa e da poesia, mas não consegue conviver com seu vizinho.

Ainda assim, é impossível ignorar a justiça do seu grito: contra a lógica do mercado, o capitalismo destrutivo, o consumismo generalizado e a futilidade das relações humanas regidas por essas instâncias. Afinal, difícil seria fazer frente a um sistema de opressão e manipulação ideológica sem passar por sua inconformidade – muitas vezes francamente contraditória ou duvidosa – alimentada pela cultura livresca e pelo desejo de um mundo mais livre, alegre e imaginativo. É a esse mundo que este Rábula serve de introdução.

(Projeto financiado pelo Fundo Municipal de Cultura de Bento Gonçalves)

Para comprar ou saber mais informações, clique aqui

 

NEM TUDO FOI DITO

Coletânea de contos produzidos no âmbito da oficina de criação literária do Projeto Contantes (2019), ministrada pelo escritor e professor Douglas Ceccagno, reunindo quinze novos escritores de Bento Gonçalves - RS. 

Nas palavras de Ceccagno, que também organizou o livro: "Essa talvez tenha sido o maior mérito do Projeto Contantes: levar a quem quer escrever subsídios para fazer escolhas sobre o que escreve, descobrir possibilidades de melhoramentos e abandonar noções como dom, gênio e inspiração, substituindo por estudo, prática e persistência. Porque um conto não é só o relato de uma história; é também o modo como se resolve contar: o que se diz e o que se deixa subentendido, a ordem dos fatos, o narrador, a linguagem... Esses aspectos, e muitos outros, foram trabalhados com o grupo a partir de textos que refletem sobre o processo criativo e de inúmeros contos nos quais foi exercitada a observação dos procedimentos estudados – tendo, com frequência, que lidar com a excitação da descoberta e a emoção à flor da pele."

(Projeto financiado pelo Fundo Municipal de Cultura de Bento Gonçalves)

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

 

CALENDÁRIO

Antologia de textos produzidos pelos poetas integrantes do Grupo Neblina: Clóvis Da Rolt, Douglas Ceccagno, João Claudio Arendt e Marli Tasca.

"Quanto mais fumaça dos rios e da mata, mais mistério e vontade de apertar os olhos para enxergar. No caminho da Serra Gaúcha, levantam-se alto os faróis até Bento Gonçalves para encontrar este formidável quarteto de poetas: Clóvis da Rolt, Douglas Ceccagno, João Claudio Arendt e Marli Tasca. São emanações da cerração, perto dos montes. O pio dos pássaros são seus prédios. Todo o voo é a contramão da boca." (Fabrício Carpinejar)

EDIÇÃO ESGOTADA